Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Adquirir um imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa, especialmente quando se trata do primeiro deles. E para concretizar essa tão sonhada conquista, é preciso vencer alguns desafios, além de responder a famosa dúvida: é melhor comprar ou alugar o meu primeiro apê? Se você está se perguntando isso neste momento, confira agora alguns aspectos que você deve analisar e levar em consideração na hora de tomar a sua decisão.

Imóvel é um bem

Mesmo se você não está com planos de morar toda a sua vida no imóvel em questão, ele será um bem para o seu patrimônio. Se você comprar em vez de alugar o seu primeiro apê, você estará fazendo um ótimo investimento para o seu futuro. Além disso, o dinheiro que você empenha nessa compra vai valorizar bastante com o passar dos anos, já que o mercado imobiliário segue essa tendência.

Condições favoráveis

Hoje em dia, há vários tipos de financiamento com juros relativamente baixos que podem te beneficiar e tornar a compra acessível. Se você tiver uma quantia de dinheiro guardada, ela pode ser utilizada como entrada, suavizando as prestações — o FGTS também pode ser usado como entrada do imóvel em alguns casos.

Se a quantia da entrada for grande, as parcelas do financiamento podem ser até menores que o valor de um aluguel, com a vantagem de que você estará pagando por um imóvel que será seu. Para ter mais conhecimento sobre os valores a serem pagos, taxas de subsídios e outras informações sobre o financiamento de um apê, acesse o simulador da Caixa econômica Federal. Uma ótima ajuda para se planejar e escolher o que vale mais a pena.

Um espaço só seu

Ao comprar seu primeiro apê, você pode personalizá-lo da forma que você quiser. Muito mais liberdade para você dar sua cara à sua própria casa, não é mesmo? Claro que em um imóvel alugado também é possível decorar com o nosso estilo, mas nesses casos devemos respeitar as normas do proprietário e da imobiliária e isso limita bastante as possibilidades de mudanças para deixar a casa do jeitinho que queremos, além de mais prática e funcional.

Além disso, em um apê alugado você corre o risco de ter que se mudar repentinamente caso o proprietário peça o imóvel — e aí toda a sua decoração vai precisar voltar para as caixas.

Fugir do aluguel, é claro

Esse é o sonho de qualquer um. A sensação de não estar gastando o seu dinheiro em um projeto que não é seu é um pouco desesperadora. Afinal, todo mundo quer ver o retorno do seu investimento em seu próprio benefício, em uma coisa que seja sua. Por isso, mesmo que o financiamento tenha um prazo bem grande para ser quitado, o dinheiro de todas as parcelas terão um único destino: a concretização de seu sonho. Sem falar que, em longo prazo, você estará definitivamente livre do aluguel e com o seu primeiro apê nas mãos. Dá para imaginar como é boa essa sensação?

E então, já deu para decidir se é melhor comprar ou alugar o primeiro apê? Como falamos acima, as condições de hoje são bastante favoráveis para a compra e a realização desse sonho. Por isso, pesquise, planeje e pense com carinho nessa ideia. Os benefícios serão muitos, você vai ver!

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Já está em busca do seu primeiro apê? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário e nos conte sua experiência!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021