Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Quem tem um móvel de madeira sabe o valor que esse elemento é capaz de trazer a qualquer ambiente da casa. Entretanto, ainda que seja conhecida pela qualidade e durabilidade, a mobília feita com esse tipo de material merece cuidados especiais para evitar danos na aparência e funcionamento das peças.

Precisa de ajuda nesse processo? Acompanhe nossa lista com 7 dicas e saiba como conservar móveis de madeira por muito mais tempo!

1. Limpe as superfícies diariamente

A limpeza frequente da mobília é fundamental para minimizar manchas e arranhões no seu acabamento. Para remover a poeira, utilize sempre um pano macio e não se esqueça de mover itens que possam estar sobre a peça. Ao fazer isso, levante os objetos um por um para evitar a formação de riscos na superfície.

Tome cuidado também na hora de selecionar os produtos de limpeza. Procure marcas específicas para esse fim e evite líquidos abrasivos, álcool e saponáceos. Nunca esfregue o móvel de madeira com esponja, palha de aço ou escova. Na dúvida, sempre escolha tecidos suaves e macios, como as flanelas.

2. Use óleo ou cera para conservar móveis

Os óleos e ceras específicos para móveis de madeira hidratam a peça e podem ser de grande ajuda na conservação do acabamento. Para as madeiras mais escuras, o óleo de peroba é idealporque protege e dá brilho. As madeiras mais claras podem ficar manchadas com esse produto, portanto, o ideal é optar pela cera incolor pastosa.

Independentemente da escolha entre óleo ou cera, a dica é fazer sempre um teste em uma área pouco visível antes de aplicar o produto em toda a peça. A aplicação desses também deve ser feita com um pano macio, já que ajuda a lustrar e dar brilho ao móvel. A manutenção com cera e óleo pode ser feita de 3 a 4 vezes ao ano, não mais que isso.

3. Mantenha o móvel longe de focos de umidade

Madeira e água não combinam, por isso é fundamental que você tome cuidado com possíveis focos de umidade. Superfícies molhadas ou com problemas de infiltração são ideais para os fungos que causam mofo e bolor. Quando em contato com a madeira, o mofo causa inchaço, manchas, descascamento da pintura e ainda compromete o funcionamento das peças do móvel.

Para prevenir o problema, mantenha os móveis a uma certa distância das paredes e forre os pezinhos com feltro. Quando passar pano no chão, seque-o imediatamente para evitar o contato da água com a madeira. Além disso, verifique se as áreas onde a mobília se encontra estão bem niveladas e não permitem o acúmulo de água.

4. Não exponha o material à luz solar

Manter a mobília em contato constante com sol pode ser prejudicial para o seu acabamento. O calor e a luz forte causam o desbotamento da madeira e ainda podem acelerar o descolamento das lâminas da peça. A não ser que você queira que o móvel fique com aparência envelhecida, o ideal é mudar sua disposição no cômodo para evitar o contato diário com a luz solar.

Outra maneira interessante de proteger os móveis do sol sem precisar modificar o layout da casa é dispor de cortina nas aberturas. Nos ambientes que recebem sol de manhã, uma peça de tecido leve já é suficiente para minimizar o contato da luz com os móveis. Já ambientes mais quentes ou com muita luz natural pedem cortinas com blackout.

5. Evite excesso de peso sobre o móvel

Nas residências, é bem comum ver mesas, aparadores, armários e cadeiras sendo utilizados como apoio de objetos e itens pessoais. No entanto, esse hábito pode ser um problema quando envolve excesso de peso. Ainda que seja um material bastante resistente, a madeira pode vergar se tiver sua estrutura sobrecarregada.

Para minar o problema, evite apoiar um móvel sobre o outro durante tarefas de faxina e organização da casa. O ideal é manter o uso do móvel para o que este se destina, logo, uma mesa não deve guardar aparelhos e equipamentos pesados da família. Em último caso, a dica é sempre procurar equilibrar o peso que está colocado sobre o móvel, ou seja, evitar que todos os itens fiquem em uma única ponta ou canto da peça.

6. Não arraste a mobília de madeira

Quando resolvem mudar a composição e organização de um ambiente, muitos proprietários aceleram o serviço arrastando as mobílias maiores. Além de comprometer a superfície da madeira e do piso com riscos e arranhões, essa prática também pode danificar o alinhamento de portas e o funcionamento das ferragens do móvel.

Com paciência nessa etapa, você evita dores de cabeça e ainda conserva os móveis por mais tempo. Na hora de transportar mesas e aparadores, retire todos os objetos de cima para diminuir o peso e as chances de riscar a peça. No caso de guarda-roupas e armários maiores, o ideal é fazer todo o desmonte de elementos para transportá-los individualmente e fazer a montagem no local definitivo.

7. Faça manutenção periódica

Além da aplicação de óleos e ceras para recuperar o brilho e beleza da madeira, você também deve investir na manutenção de pequenas peças e detalhes do móvel. Elementos como parafusos, puxadores e dobradiças devem ser verificados com frequência para uma rápida substituição ou reparo.

A boa conservação do móvel vai depender do uso de ferramentas adequadas e de um serviço especializado em cada manutenção. Para obter esse benefício, defina sempre uma data no ano para contratar um profissional que possa reparar a sua peça. No fim, o investimento valerá a pena para a garantia de móveis de madeira bonitos e com valor para toda a família.

Para além desses cuidados, considere que existem no mercado diferentes tipos de madeira para fabricação de móveis. Logo, é importante buscar informações específicas sobre cada peça para encontrar a melhor forma de manter o material em boas condições. Aliando as orientações do fabricante com as dicas, você poderá conservar móveis por mais tempo e deixar sua casa sempre bonita. Quer mais dicas e novidades sobre o assunto? Siga o GI no Twitter e Facebook!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021