Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Limpar banheiro pode parecer uma tarefa nojenta, mas se feita com a frequência necessária, a higiene do ambiente será mantida. Os cuidados com essa parte da casa devem ser os mesmos independente da quantidade de moradores. O banheiro é com certeza um ambiente que os seus visitantes irão usar. Em um jantar, uma reunião entre amigos ou até mesmo entregar ou pegar uma encomenda, as perguntas são certeiras: “Onde fica o banheiro?” ou “Posso usar o seu banheiro rapidinho?”

Para evitar constrangimentos, nada como manter o local limpo e perfumado. Um banheiro arrumado é também reflexo da higiene dos donos da casa. Por ser um dos focos de sujeira e bactérias, o ideal é manter o local em ordem todos os dias, assim como a cozinha. Entre os cuidados básicos está jogar fora o lixo, enxugar o chão após o banho, e, claro, sempre dar descarga após o uso.    

Limpar banheiro: o vaso sanitário

Limpeza do vaso sanitário

O que deve ser usado para limpar banheiro? Para começar, o local precisa ficar vazio. Objetos como escovas de dente, toalhas, papel higiênico, saboneteiras devem ser retirados. O banheiro deve ter o mínimo de coisas para que a faxina seja eficiente. Entre os utensílios que costumam ficar no ambiente, está a escova sanitária, que geralmente é guardada ao lado da privada. Até mesmo quem nunca fez faxina tem ideia de para que serve esse item.

Ela é usada na higienização da parte do banheiro que as pessoas acham a mais nojenta, a privada. Para que a limpeza seja eficiente, é preciso usar outros produtos com a escovinha. A higiene do vaso sanitário se divide em duas: a parte de fora e a de dentro. Antes de começar é necessário usar um par de luvas. Elas são importantes para proteger as mãos durante toda a faxina do ambiente.

Por fora, devem ser usados detergente ou álcool com uma esponja, inclusive no assento e na tampa. Internamente, a escovinha entra em ação com água sanitária ou desinfetante. Tem que esfregar bem para poder se livrar de fato das bactérias. Depois de uns cinco minutos com o produto agindo, dá para dar descarga e colocar detergente ou bloco sanitário que deixa um perfume agradável.

Box, ralo, pia e espelho

A parte que muitos consideram a pior já passou, mas o banheiro ainda tem muitos locais que ficam bem sujos. O box, por exemplo, junta mofo. Existem produtos no mercado específicos para remover o mofo. Juntos ao desinfetante, eles ajudam na higienização. Deixar o box aberto após o banho evita que ele mofe. O ralo também precisa de limpeza. É necessário tirar os cabelos que se acumulam para que não haja entupimento e, consequentemente, futuros problemas. Usando as luvas, é só abrir, retirar e jogar no lixo.

Menos do que o do box, o ralo da pia também acumula cabelos. Vale fazer a higiene dele também. Quanto à pia, uma esponja com água e sabão tira a sujeira. Bicarbonato de sódio ajuda nas sujeiras mais pesadas, aquelas que não saem de jeito nenhum. A limpeza também deve ser feita na torneira. A higienização do balcão dependerá do material de que ele é feito. Os de fórmica ficam limpinhos com sabão e cera. Já os de mármore, o álcool é uma opção além do sabão. Depois é necessário enxaguá-lo.

Acima da pia e do balcão costuma ficar o espelho do banheiro. Algumas vezes ele pode ter pequenas manchas, derivadas de pasta de dente ou outros produtos, como cremes para cabelo. Para retirar a sujeira, o ideal é cuidar do espelho pelo menos um dia na semana. Um pano limpo sem nada ou com álcool é o suficiente para limpezas simples.

Lavando o chão

Quem estiver fazendo uma faxina geral na casa, deve deixar o banheiro por último. Muitas vezes ele será usado para pegar materiais de limpeza, encher o balde de água ou despejar a que foi usada em outros ambientes e até mesmo torcer pano de chão, ou seja, o acesso será constante. Com a casa em ordem, dá para começar o banheiro.

É muito fácil gastar bastante água na hora de lavar o chão, principalmente para quem gosta de tomar banho ao mesmo tempo que faz a limpeza. Para evitar o desperdício, o ideal é cuidar do piso e das paredes sem deixar o chuveiro aberto. Sabão em pó e água são os produtos  necessários para uma limpeza completa dessas partes do banheiro. Com tudo terminado é só tomar um banho e curtir a casa arrumadinha.     

Como você limpa o seu banheiro? Compartilhe sua rotina de limpeza ou suas dúvidas sobre o assunto nos comentários!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021