Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Você acabou se esquecendo de arrumar seu quarto durante alguns dias e, quando se deu conta, a bagunça acabou tomando conta do ambiente e você nem sabe por onde começar a arrumação. Essa cena é frequente na sua casa? Para ajudar você a conciliar seu dia a dia, confira a seguir as dicas de como organizar o quarto em cerca 20 minutos diários.

Deixe o ar circular

O quarto fechado e sempre escuro acaba ficando com um aspecto sufocante e muitas vezes com mau odor. Por isso, abra as janelas de manhã e as cortinas e deixe o ar circular. Vale verificar a previsão do tempo para o dia, para evitar que chova e molhe o cômodo. Dessa forma, é possível eliminar aquele cheiro incômodo de espaço fechado e deixá-lo mais arejado. O sol renova a energia do ambiente e ainda tem o poder de retirar os odores.

Arrume a cama

Uma cama desarrumada é um dos itens que mais podem influenciar naquele aspecto de quarto desorganizado. Por isso, a primeira tarefa que deve ser feita na hora de colocar a bagunça em ordem é a arrumação da cama. Estique o lençol, bata os travesseiros e coloque-os sobre a cama. Finalize com uma colcha ou edredom. Essa atividade não gasta mais que 2 minutos e pode fazer toda a diferença no clima do quarto.

Não deixe nada no chão

Sapatos, meias e qualquer outro item que estiver no chão provavelmente não estão no lugar certo, não é mesmo? Por isso, recolha tudo e guarde no local adequado. A poeira e os cabelos tendem a se acumular nos objetos que estão no chão e o resultado não é nada agradável visualmente, além de poder provocar reações alérgicas, rinite e asma.

Organize os objetivos sobre os móveis

Não cubra todo o espaço que você tem disponível em cima de uma cômoda ou mesa de cabeceira. Recolha tudo o que não deve estar ali e deixe um espaço para apoiar uma bolsa ou uma jaqueta temporariamente. Superfícies abarrotadas trazem um aspecto de desorganização ao ambiente. Por isso, tente deixar os espaços mais limpos e livres.

Jogue o que não usa no lixo

Nada de pegar aquele papel do chão e achar que ele será útil para alguma coisa um dia. Descarte tudo o que você recolher do chão, de cima da sua mesa ou de algum bolso e que não tiver utilidade. Guardar coisas desnecessárias só colabora com a bagunça e ainda te dá mais trabalho para olhar aquela pilha de papéis e coisas que você não usa quando for fazer uma limpeza pesada.

Invista em caixas organizadoras

Se você tem pouco espaço e acaba não conseguindo se organizar para armazenar suas coisas, as caixas organizadoras são ótimas aliadas. Quando precisar fazer uma arrumação mais rápida no dia a dia, basta pegar tudo o que está fora do lugar, como perfumes, maquiagens, bijuterias e outros objetos e colocar em suas respectivas caixas.

Não se esqueça de etiquetar as caixas: saber exatamente qual é a caixa onde determinado objeto deve ser guardado ajuda muito a reduzir o tempo na hora daquela organização rápida.

Recolha as roupas

Outra situação que pode trazer uma sensação de desorganização ao ambiente são roupas espalhadas pela cama, pelas cadeiras e por todos os lugares onde é possível apoiar alguma coisa. Por isso, recolha suas roupas, pendure as que são feitas de algum tecido que amasse mais facilmente e dobre as peças corretamente. Assim, você também economiza tempo quando precisar de alguma peça e ela estiver no armário, à vista.

Deixe à mão o que você usa regularmente

De nada adianta organizar o quarto e guardar o que você usa sempre em locais de difícil acesso. Isso pode, inclusive, causar ainda mais bagunça no momento em que você precisar do item e tiver que tirar tudo do lugar para pegá-lo.

Por isso, guarde as coisas que você mais usa, como um batom, uma blusa preferida, bijuterias, lenços e bolsas em locais de fácil acesso. Existem organizadores feitos especialmente para ficarem expostos e facilitar a organização e a localização dos acessórios.

Bata os tapetes

Passe um aspirador rapidamente nos tapetes e bata-os uns nos outros para retirar o pó e as possíveis deformações. Os tapetes podem acumular poeira, ácaros e cabelos. Por isso, é importante deixá-los ao ar livre uma vez por semana e batê-los diariamente.

Limpe os móveis e o chão

Não precisa ser uma faxina completa, mas o quarto pede que a limpeza seja mais frequente. Passar um pano úmido nos móveis e no chão ajuda a tirar o pó que não saiu com o aspirador e ainda traz um ar mais leve e aconchegante para o local onde você vai descansar.

Uma boa organização vem sempre acompanhada de uma sessão de limpeza. Passe o pano primeiro nos móveis e depois no chão. Em poucos minutos, você poderá notar o quarto com um clima totalmente renovado.

Com as nossas dicas de como organizar o quarto, você precisará de apenas 20 minutos. O resultado é certo: você terá um ambiente mais fresco, visualmente aconchegante e com espaço para que você se sinta relaxado e consiga descansar depois de um dia exaustivo.

Não se esqueça de que a organização é fruto de um trabalho diário, portanto, tente guardar tudo o que você usa diariamente e não deixar nada espalhado. Dessa forma, na hora de organizar e limpar, você não perde tempo e consegue um ótimo resultado.

Gostou das nossas dicas? Tem outra dica interessante para deixar a arrumação ainda mais prática? Deixe seu comentário!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021