Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Seja para tirar aquela soneca, namorar, assistir um bom filme ou relaxar, o sofá é um dos móveis queridinhos da casa. Além de ser muito útil no lar, o sofá também compõe a decoração do imóvel e, com o desgaste causado pelo uso, acaba perdendo a beleza. Cuidar desse móvel pode ser mais fácil do que você pensa! Veja como manter o seu sofá bonito por mais tempo:

Sofá de couro

Para limpar é facinho: sabão de côco (em pedra ou líquido), pano limpo e água. O couro é resistente, mas a tinta não é, então, não use esponjas. Esfregue levemente o sofá com o pano embebido em água e sabão, em seguida, passe um pano limpo e úmido para retirar a sujeira e seque com um pano limpo e seco.  Como a limpeza remove a hidratação natural do couro, recomendamos que você faça uma impermeabilização do sofá, para diminuir a frequência de limpeza necessária. Você também pode passar vaselina líquida ou hidratantes para couro, com um pano limpo e seco, logo após a limpeza.

Sofá de corino (sintético) 

Podem ser limpos da mesma maneira que os sofás de couro, mas dispensam a hidratação. Neste caso, a impermeabilização acaba não compensando, devido ao custo benefício do material (corino).

Sofá de tecido

Primeiro, use o aspirador de pó para limpar entre as dobras e as almofadas do sofá. Depois limpe as partes mais sujas com uma escovinha macia ou algodão, sabão de côco e água. Esse procedimento deve ser feito a cada quinze dias, para evitar o acúmulo de poeira, exceto se cair alguma coisa que suje o sofá, antes disso. Se houver alguma mancha, veja aqui como tirar as manchas do tecido. Em seguida, seque com o secador de cabelos em temperatura média.

Todos os tipos de sofá

Evite a exposição do sofá ao Sol, pois isso pode causar manchas no móvel.

Proteja os “pezinhos” ou apoios do sofá com pedaços de feltro para evitar danos ao móvel e também ao piso.

Não apoie pratos e copos nos apoios de braço do móvel, para evitar que fiquem molhados e sujos. Hoje em dia, existem algumas bandejas de sofá para essa finalidade.


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021