Clique para falar via WhatsApp

Clique para fale pelo Skype

Clique para falar com um corretor

Clique para acessar nosso Instagram

Clique para acessar nosso canal no Youtube

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Quem conhece o bairro do Ipiranga tem inúmeros motivos para amar a localização. Essa é uma das áreas mais tradicionais de São Paulo, sendo considerada um marco na história do país, pois é a região em que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil.

Hoje, ela mistura o passado e o presente, com construções antigas e charmosas misturadas à modernidade. Esse pode ser um ótimo local para morar ou programar um passeio, pois a região possui inúmeras opções de lazer como bares, museus, restaurantes e parques. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra 12 formas de se divertir no bairro Ipiranga!

1. Parque da Independência

Esse é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, pois é procurado por muitos visitantes que gostam de conhecer melhor a história do país. Foi nesse local que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil.

Na mesma região fica o Museu do Ipiranga, que possui mais de 125 mil objetos e documentos sobre a história de São Paulo, desde o século XVII até o início do século XX. A construção está fechada temporariamente para visitação para obras de restauração, mas o Parque da Independência continua aberto para visitantes.

Ele funciona diariamente das 5h às 20h, e está localizado na Avenida Nazaré, sem número.

2. Museu de Zoologia da USP

O espaço, construído na década de 40, possui um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Ele tem mais de 10 milhões de exemplares de espécies de animais e vida molecular, sendo que muitas estão extintas há anos. Inclusive, os materiais mantidos ali são usados para estudos sobre as mudanças ambientais.

Frequentemente, o Museu de Zoologia da USP sedia exposições de pesquisas e coleções de animais. O espaço fica aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, e tem entrada gratuita. O museu está localizado na Avenida Nazaré, 481.

3. Aquário de São Paulo

Se você tem vontade de conhecer a vida marinha, o Aquário de São Paulo é o lugar certo para ser visitado! Ele é considerado o maior da América Latina, pois possui 15 mil metros quadrados.

O local abriga aproximadamente 300 espécies de animais e faz os visitantes se sentirem imersos no meio ambiente.

Um dos setores retrata as florestas brasileiras, mostrando as espécies de água doce. Ali, o turista pode aprender sobre poluição dos rios e preservação do meio ambiente. Entre os animais que podem ser vistos estão: filhotes de jacarés albinos, lagartos, iguanas e serpentes.

Há também outro ambiente formado por um submarino naufragado rodeado por tubarões e raias, mostrando as diversas faces da vida marinha.

O aquário funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 19h. O ingresso para adulto custa R$ 85,00, mas na segunda-feira é oferecido desconto. O espaço fica localizado na Rua Huet Bacelar, 407.

4. Hambúrguer do Seu Oswaldo

Se a fome aparecer durante o passeio, é só correr para o Hambúrguer do Seu Oswaldo! O lugar foi inaugurado em 1966, e mantém clientes fiéis.

Na lanchonete, os clientes podem pedir um tradicional cheese salada, composto por pão, hambúrguer, queijo prato, maionese, alface e molho de tomate caseiro.

Para degustar o lanche, é necessário levar dinheiro, pois o local ainda não trabalha com cartão. O restaurante fica na Rua Bom Pastor, 1659.

5. Cantina do Magrão

Se você prefere uma comida italiana tradicional, a Cantina do Magrão é a melhor escolha.

Entre as opções mais procuradas pelos clientes estão: o ravióli recheado de cordeiro ao molho branco e o capeletti de quatro queijos, com cogumelo Paris e páprica picante. A cantina fica localizada na Rua Agostinho Gomes, 2988.

6. Restaurante Nico Pasta e Basta

A cantina oferece comida típica italiana, que costuma agradar o paladar dos clientes. Entre os principais pratos estão: Polenta cremosa com ragu de calabresa e alho-poró, Gnocchi de Batata com Tomate Fresco e Muçarela de Búfala, e Ravioli de Palmito ao molho de Tomate Seco.​ O restaurante fica localizado na rua Costa Aguiar, 1586.

7. Pizzaria Sala Vip

Ela foi inaugurada em 1992 pelo casal Sandra Delbosque e Nico Gonçalves. Hoje, quem visita o local precisa ter um pouco de paciência, pois é comum ter fila de espera.

Entre as opções oferecidas no cardápio estão: Carpaccio Sala Vip, pizzas sabor Caprese, Shitake e Pepperoni. A pizzaria está localizada na Rua Cisplatina, 195.

8. Damp Sorvetes

Se você visitar o bairro Ipiranga, não pode deixar de passar no Damp Sorvetes. Essa é a sorveteria mais tradicional do bairro, que tem orgulho de manter a aura retrô com janelas em arco e paredes de tijolos.

Entre as opções mais famosas de sorvete estão: castanha-do-pará, tapioca e abóbora com coco. Há ainda sabores diferenciados como água de rosas, violeta e capim-santo. A sorveteria fica localizada na Rua Lino Coutinho, 983.

9. Boteco São Jorge

Esse é o lugar ideal para tomar aquele chope gelado e degustar porções de botequim. O boteco fica localizado na Rua Cipriano Barata, 1913.

10. Mercado Municipal do Ipiranga

Ele possui diversas lojas com itens como carne, flores, queijos, produtos naturais, entre outras opções. O espaço sedia desde campanhas de vacinação até Feira do Livro. Ele fica localizado na Rua Silva Bueno, 2109.

11. Programas Culturais no Sesc Ipiranga

O local é uma das referências na região para quem gosta de assistir a uma boa peça de teatro, acompanhar shows e ver exposições. O espaço ainda disponibiliza sala de leitura, quadras poliesportivas e cafeteria. O Sesc Ipiranga fica localizado na rua Bom Pastor, 822.

12. Clube Atlético Ypiranga

O clube de futebol foi criado em 1906. O local possui academia, biblioteca, pista de boliche, piscinas e quadras esportivas para os sócios e visitantes. Também são oferecidos cursos de pintura, teatro, dança, judô, pilates e karatê.

Além disso, são ofertadas aulas de futebol de campo e de salão. O clube está localizado na Rua do Manifesto, 475.

Com tantas opções de lazer, o bairro do Ipiranga pode ser um ótimo lugar para morar! Gostou da ideia? Entre em contato conosco e conheça as opções de apartamentos que temos nessa região!


Rua Professor Augusto Ruschi, Nº 3233, Esquina com Av. Luciano das Neves, Praia de Itaparica, Vila Velha - ESCEP 29102-065
Rua Henrique Moscoso, Nº 717, Ed. Vila Velha Center, Praia da Costa, Vila Velha - ESCEP 29100-021